Onde estou agora: EUA

Top

Como ganhar passagem aérea de graça com overbooking

O que é overbooking?

É uma prática das linhas aéreas de vender mais passagens do que assentos disponíveis nos aviões.

Essas companhias contam com uma abstinência de 10% a 20% e para tentar ter os voos sempre cheios ($$$) eles tentam compensar os supostos assentos ausentes vendendo mais passagens. Mas claro, algumas vezes os “ausentes” resolvem pegar o voo e as linhas aéreas se veem com mais passageiros do que assentos, ou seja: overbooking.

Nos EUA e na Europa é uma prática legal e regulamentada. No Brasil, não parece ser legal e menos ainda regulamentado, mas não faltam casos disso acontecendo no Brasil.

Como eles resolvem esse problema?

Te colocando no colo de outro passageiro? Claro que não!

Eles podem negar o embarque para os passageiros retardatários que não fizeram o check-in no tempo recomendado e ter uma enorme dor de cabeça ou perguntar se algum passageiro que já aguarda o embarque deseja voar no próximo voo ou no dia seguinte.

O que eu ganho com isso?

A oferta não seria tentadora se eles não oferecessem alguns mimos extras, não é? Então, fora as despesas de hotel, alimentação e transporte do aeroporto para o hotel e vice-versa pagas pela linha aérea, eles oferecem um voucher (um vale-passagem) para você voar de graça no futuro. O valor desse voucher varia entre as companhias, mas você pode esperar ganhar pelo menos o valor do voo que você está pegando. Quanto maior o desespero das companhias de achar passageiros voluntários maior o valor do voucher.

Quais as dicas para aproveitar o overbooking?

1. Tente se possível marcar seus voos para domingos à tarde, dias de semana pela manhã (7:00-9:00 hrs) ou no fim da tarde (15:00-19:00 hrs), feriados ou períodos que você julgar que tenha chance do voo lotar, se os voos já não estiverem mais caros por isso. Comprar com antecedência vai te ajudar nesse caso.

2. Chegue cedo no aeroporto.

3. Você não tem que esperar que perguntem pelo microfone se há voluntários. Sempre que você fizer o check-in para um voo, procure saber se seu voo está cheio e deixe claro que se tiver overbooking, você quer ser voluntário para voar no próximo voo se eles recompensarem com um voucher. Provavelmente eles vão te pedir para se apresentar no portão de embarque. Dentro da área de segurança dos aeroportos fique sempre o mais perto possível do balcão no portão de embarque para que se anunciarem overbooking, você possa ser um dos primeiros a se apresentar se já não estiver na lista.

3. Segundo li nesse excelente post do Denis Carvalho no Melhores Destinos, você pode tentar pedir a compensação em dinheiro ao invés do voucher.

4. Frase chave, se estiver no exterior: “I want to volunteer to be bumped”

5. Se você não tiver mala checada, suas chances aumentam, porque eles não terão que localizar sua mala caso você voe em outro voo.

6. Você também pode pedir para ser “bumped-up” ou seja, quando a classe econômica estiver lotada eles podem te dar um upgrade para a executiva ou primeira classe de graça, como aconteceu comigo quando viajei do Brasil para a Espanha. Se você tiver o cartão de milhas da companhia suas chances disso acontecer aumentam!

Perguntas que você pode fazer antes de aceitar ser voluntário “bumped“:

Qual o próximo voo disponível? Eu vou ter um assento confirmado? Se eu não puder pegar um voo hoje, a companhia vai pagar hotel, táxi, refeições?  Quais as restrições do voucher? Quando ele expira? Posso transferir para outra pessoa? Se a cidade onde você estiver tiver mais de um aeroporto certifique de onde o avião irá decolar. O que acontece com a minha mala?

Vista do caribe da janela do avião

Minha primeira experiência:

Quando eu ainda estudava na UFMG, em 2009, a irmã de um amigo nos EUA pagou minha passagem aérea para uma viagem de 5 dias para a Califórnia durante um feriado de Outubro. Em troca, eu pintaria a lareira e algumas paredes de sua casa. Essa é uma das 6 formas de conseguir passagem aérea de graça que explico nesse post.

No meu voo de volta, enquanto aguardava minha conexão do México para Guarulhos, eu escutei algumas palavras  em espanhol como “pase cortesía; 700 dólares;  hotel; puerta de embarque”. Na mesma hora corri para moça que passava aquela informação pelo microfone e antes que ela tivesse a oportunidade de traduzir para o inglês, lá estava eu querendo saber como ganhar aquele voucher. Atrás de mim, logo chegou umas dez outras pessoas.

Como acontece frequentemente, para aquele voo eles venderam mais passagens do que assentos disponíveis e resultou em overbooking.  Como eles precisavam de uns 4 “voluntários” para voarem no dia seguinte, eles ofereceram hospedagem e alimentação paga pela companhia, além de um voucher de U$700 para ser utilizado dentro de um ano. Eu estava rindo de um canto da orelha a outra, mesmo sabendo que eu teria que chegar um dia atrasado no Brasil e perder o primeiro dia da competição de aeromodelismo que eu fazia parte.

Foi a primeira vez que eu fiquei em um hotel com tanto luxo e eu custava acreditar que tinha sido de graça. Quando eu contei a novidade para meu amigo americano que já viajou o mundo inteiro com a esposa, ele me disse que já tinha ganhado vários voos dessa forma. Sempre que possível ele reserva os voos no final de feriados ou nos domingos e sempre pede para ser colocado na “bump list”  como eu expliquei acima.

Com o meu voucher da Aeromexico acabei usando para viajar para Cuba. Da mesma forma consegui voar de graça algumas vezes dentro dos EUA.

Alguém já teve alguma experiência parecida dentro do Brasil? E lá fora? Para outras dicas como essa, deixe seu e-mail aí embaixo e não perca as novidades!

21 Comentários à Como ganhar passagem aérea de graça com overbooking

  1. ARTHUR 14/09/2017 at 13:16 #

    bom dia,
    Eu me chamo Arthur, moro em Manaus, e passei por uma experiência parecida como essa sua e só agora depois descobri que isso já existia, mas por isso. Eu fui para Fortaleza passar as férias e de volta o vôo teve que parar em são luiz para descer alguns passageiros, foi ai que entrou no avião um funcionário da tam e disse que precisava de 04 voluntários para ficar em ficar em são luiz em troca eles dariam hotel, translado. Na hora, no impusso levantei e chamei o funcionário, pedi para ele repetir tudo e então confirmei a ele que aceitava e ainda ganhei um credido de 400 reais na epoca. Foi muito bom fique em um hotel 03 estrelas, translado, aproveitei para conhecer a cidade de são luiz, tirei fotos, e antes de sair do hotel aproveitei a piscina e fiz minha refeição na beira da piscina (me sentindo um homem rico, naquele dia)sendo tudo de graça. (sorriso de orelha a orelha) (todo bobo). Mas foi maravilhoso por era a primeira vez que estava viajando depois de adulto. E agora com suas dicas vou ficar mas esperto e quem sabe ganhar passagens aereas, hoteis etc. Muito Obrigado pelas dicas, tenha um bom dia e tudo de bom.

  2. Madona 09/07/2017 at 18:46 #

    Olá Gustavo!
    Adorei seu post, estou planejando minha viagem para a Argentina. … E com essa dica do Overbooking, quem sabe não aparece uma oportunidade dessas!

  3. Milena 06/10/2016 at 02:03 #

    Si a passagem e de graça e bom si u aconpanhate for Gustavo Junqueira e muito melhor seria uma maravilha viaja com gato desse 😋

  4. Lili 14/08/2016 at 13:22 #

    eu posso fazer isso mesmo que a minha passagem seja com milhas aéreas, que já é de graça?

  5. John 16/06/2016 at 16:39 #

    Gente Curso aqui mostra como voar de graça!

    http://hotmart.net.br/show.html?a=X4483207E

    dicas valiosas sobre como comprar passagens com o menor preço, e também muitas vezes como se pode voar de graça.
    Nesse curso abordaremos

    1- Entendendo o mercado aéreo
    2- Quais os melhores sites para comprar passagens e seus recursos
    3-Dicas de Otimização de buscas
    4-Mapa de custos de passagens ao redor do mundo
    5-Milhas Aéreas
    6-O que são as cias aéreas low cost
    7- Entendendo as alianças entre cias. aéreas
    8-Montando um roteiro otimizado
    9-Como comprar várias passagens com o preço de uma só

  6. Thaís 01/03/2016 at 13:55 #

    Adorei isso!
    Nunca tinha ouvido falar.
    Me formei na faculdade em dezembro e estou pesquisando todas as oportunidades de passar um ano só viajando.
    Mas tenho uma dúvida, como sei que o voo que estou comprando vai dar em overbooking? Ou mesmo comprando a passagem em alta temporada, não dá pra ter certeza?

    • Gusti 12/06/2016 at 16:05 #

      Oi Thaís, nesse caso não tem como saber…

  7. lucyana 01/02/2016 at 12:00 #

    ola! achei bem interessante! MAs pelo que entendi funciona mesmo fora do país. Faço pelo menos 15viagens por ano. E agora estou a procura de gastar o minimo possivel com passagens e hospedagem. Obrigada pela dica! Ja comecei a fazer avaliações no tripadvisor.

  8. Joao 23/01/2016 at 17:27 #

    Então, para eu conseguir isso ai eu preciso ter uma passagem comprada? estou querendo ir para o exterior ai como faço isso ai pra conseguir? eu compro uma passagem para um destino do brasil e na hora do check in me voluntario? Não entendi muito bem!

    • Gusti 12/06/2016 at 16:09 #

      Oi João, vc tem que contar com a sorte nesse caso, desculpe se não fui muito claro! Boa sorte!

  9. Marisa 14/06/2015 at 19:57 #

    Ola Thiago LuisThiaguim. Que bom ter conhecimento da sua expericiencia, pois estou com um problema parecido. Meu filho tem o Voucher da US Airways que vence em 29 agosto 2015, mas com extensao até agosto de 2016. Tento vender, se não der para usar, mas caso nao tenha nenhuma das possibilidades, vou tentar como o Thiago fez, quem sabe tenho exito. Mas como você procedeu Thiago? Do Brasil ou você mora no exterior? Obrigada, Marisa

  10. Berenice 31/05/2014 at 21:07 #

    Muito legal este post.

    • Gusti 01/06/2014 at 00:24 #

      Que bom que gostou Berenice! 🙂

  11. Thiago LuisThiaguim 26/02/2014 at 18:53 #

    Africa do Sul – Cape town voltando para o Brasil..

    Tivemos overbooking e eles me ofereceram a passagem pela cia deles pra qualquer destino. Teria que usa-lá dentro de 1 ano..

    Como eu nao pude usa-lá nesse período, e algumas informações me passadas lá foram distorcidas.. entrei com processo contra a south african e está previsto para eu receber uns 4 mil reais.

    • Gusti 01/03/2014 at 06:47 #

      Uau, Sério Thiago!? Se deu bem então, tomara né!

    • Marisa 14/06/2015 at 20:00 #

      Thiago, como vai? Gostei da sua atitude e gostaria de saber algumas dicas de como processar a cia que ofereceu um voucher que vence em 29 agosto deste ano, pois meu filho nao podera utiliza-lo, como foi seu caso. Obrigada pela dica, Marisa

  12. Lucas 26/02/2014 at 14:35 #

    Então você liga pra companhia aérea, compra uma passagem de ultima hora, pede pra ser colocado na lista de negados e ganha hotel e voucher se o avião lotar? É quinem uma loteria, só que com grandes chances de ganhar o prêmio, se eu entendi bem… Se for o caso, só vou viajar de ultima hora de agora pra frente!

    • Gusti 01/03/2014 at 06:50 #

      Lucas, eu nunca fiz isso deliberadamente, mas sempre que possível (quando o preço é o mesmo) eu tento comprar passagens para dias ou épocas de alta temporada, o problema que a maioria das vezes o preço está mais alto nessas épocas e acabo comprando o mais barato mesmo. Mas ainda assim muitos desses voos dão overbooking!

Me diga o que achou, deixe um comentário abaixo: