Onde estou agora: Nova Zelândia

Top

O melhor aeroporto do mundo. (Descubra porque eu não quis parar de fazer xixi aqui)

Uma das coisas que quem viaja com frequência mais reclama é das filas e esperas prolongadas em aeroportos. Eu tento sempre enxergar essas esperas como uma boa oportunidade para ler livros, escrever. Mas e quando a espera é de mais de 12 horas? 16? 24?

Changi Airport - Singapura

Changi Airport – Singapura

Se estou sozinho eu sempre torço que um estranho venha puxar papo. Uma vez em São Paulo eu conversei com uma senhora por horas enquanto esperava meu voo de conexão por mais de 12 horas e mantenho contato com ela até hoje. Se estou cansado, nada melhor do que achar umas cadeiras confortáveis para puxar um ronco. Para isso eu recomendo pesquisar esse blog antes de ir para qualquer aeroporto.

Você sai do banheiro e se depara com essa tela para avaliar sua qualidade

Você sai do banheiro e se depara com essa tela para avaliar sua qualidade

Quando eu viajei da Tailândia para a Indonésia comprei uma passagem bem barata que fazia uma conexão no aeroporto de Singapura. Por 16 horas! Nesse caso, nada melhor do que sair do aeroporto e dar uma olhada na cidade, não? Ainda mais Singapura. Foi o que pensei e fiz, mas quase que me arrependo. Primeiro porque algumas semanas depois eu voltaria para lá (digo aqui, onde estou agora) e segundo, porque aquele aeroporto te oferece tanta coisa para fazer que você realmente não vê o tempo passar. Nosso voo chegou por volta das 6 da tarde e ansiosos, fomos logo para a fila de imigração. A surpresa com aquele aeroporto começou ali. Na fila? Nem vale a pena chamar de fila. Em dois minutos nosso passaporte estava carimbado e logo em seguida uma tela sensível ao toque me perguntava como foi a experiência de imigração. Espalhados por todo o aeroporto eu vi esses painéis para a gente avaliar desde a limpeza do banheiro à decoração dos jardins clicando em carinhas que iam de super alegres a bem tristes.

Assim que saímos da área de segurança fomos no balcão de informação e acabamos descobrindo que lá dentro tinha um cinema gratuito e logo percebemos que sair do aeroporto talvez não tivesse sido a melhor ideia. Pegamos um metrô e fomos para o bairro chinês da Singapura. Como era véspera do ano novo chinês em Janeiro, as ruas estavam todas decoradas com lanternas vermelhas e cavalos iluminados ou esculpidos em madeira (ano do cavalo). As ruas, lojas e barraquinhas estavam lotadas de gente no que parecia ser o equivalente as nossas compras de véspera de natal. A diversidade de produtos chineses impressiona. Ao lado de onde se vende sabonetes, brinquedos, enfeites, você via também bichos mortos e partes deles pendurados como se fosse parte da decoração de ano novo. As vezes é até bom não entender mandarim para não saber de quais animais vieram aquelas carnes.

Chinatown na Singapura - Ano Novo Chinês

Chinatown na Singapura

Voltamos para o aeroporto antes que o metrô parasse de funcionar e como tínhamos que fazer check in de novo, tivemos que esperar até as 3 da manhã para o balcão da Tiger Air abrir. Enquanto isso um mundo de entretenimento nos aguardava na parte de dentro.

O aeroporto Changi de Singapura disputa todos os anos em várias categorias como o melhor aeroporto do mundo. Entre seus concorrentes mais acirrados estão o aeroporto Schiphol de Amsterdam, o de Copenhagen, Hong Kong e o Incheon de Seoul. Várias publicações não têm dúvida na hora de escolher Changi como o melhor aeroporto do mundo. A revista Business Traveller por exemplo o coloca nessa posição por 26 anos consecutivos. Apesar do site worldairportawards listá-lo como o melhor do mundo, em algumas categorias como shopping mall, restaurante, processamento de segurança, o Changi cai talvez para a segunda ou terceira posição, mas o que nós viajantes mochileiros mais queremos é entretenimento, tomadas e um cantinho para dormir e nesses quesitos descobri que nenhum supera o Changi. E com razão. E antes que eu te convença a não sair desse aeroporto, logo te aviso que se você tiver pelo menos 5 horas de escala por aqui, você pode fazer um tour de 2 horas na cidade de graça! É só você se registrar em um balcão que diz Singapore Tour, nos terminais 2 e 3.

O que esse aeroporto tem?

856 pontos de carregador de celular. Eles estão em todos os lados! Alguns ainda tem um cofrinho para você deixar seu celular carregando enquanto passeia pelo aeroporto.

Pontos para carregar eletrônicos
Pontos de carregar eletrônicos

550 quiosques com computadores e internet de graça. (Nem precisa dizer que wifi também é disponível gratuitamente pelo aeroporto todo, né?)

Computadores com internet de graça.
Computadores com internet de graça.

5 Jardins temáticos. São grandes e com uma diversidade grande de plantas de todo canto do mundo. Se você estiver com muito sono, vai até esquecer que está num aeroporto.

Jardim de Orquídeas
Jardim de orquídeas

Cinema!

Cinema de graça no aeroporto
Cinema

Jogos de Playstation e Xbox Kinect espalhado pelo aeroporto, além de vários televisores passando documentários da National Geographic com cadeiras bem confortáveis.

Lounge de TV
Lounge de TV

Mais de 1000 borboletas! O que? É, isso mesmo, Changi tem o seu próprio borboletário!

Primieor borboletário em um aeroporto
Borboletário

Lago com peixes japoneses coloridos.

Lago com peixes japoneses dentro do aeroporto
Peixes japoneses – Koi

Escorregadores. Sério, olha só! Para escorregar aqui, você tem que apresentar uma nota fiscal comprovando a compra de qualquer coisa acima de 10 dólares.

Escorregador

Escorregador

Escultura de chuva cinética: Se você gosta de arte olha o vídeo da chuva em funcionamento:

Gotas de chuva em movimento
Chuva cinética

Cadeiras para massagem dos pés, de graça:

Por favor, não tirem as meias!

Por favor, não tirem as meias!

Se você é como eu que gosta de um aeroporto só para ficar embasbacado vendo os aviões pousando, decolando e taxiando, bem, então você vai gostar desse banheiro e como eu vai querer ficar fazendo xixi por horas:

Banheiro masculino com vista para o pátio dos aviões

Banheiro masculino com vista para o pátio dos aviões

Garotas, não fiquem com inveja. Olha só o toalete que fizeram para vocês retocarem a maquiagem:

Banheiro feminino no terminal 3

Banheiro feminino no terminal 3

Como tínhamos tanto tempo no aeroporto, achei que ia dar para ver isso tudo, mas depois de assistir meio filme no cinema de madrugada, fui procurar essas cadeiras para um cochilo e acabei dormindo por horas e nem cheguei a ver metade disso tudo. Para a minha próxima conexão no Changi, vou tentar alguns dias extra de escala!

Cadeiras para dorir no aeroporto

Cadeiras para um “cochilinho”

 
E você conhece o Changi? Qual o seu aeroporto (ou experiência em aeroporto) preferido? Deixe seus comentários!

, ,

12 Comentários à O melhor aeroporto do mundo. (Descubra porque eu não quis parar de fazer xixi aqui)

  1. day 04/03/2014 at 15:06 #

    Que lugar lindo Gust :))

    • Gusti 09/03/2014 at 05:27 #

      Num é Day!? Beijos!

  2. Felipe 22/02/2014 at 14:26 #

    Show de bola! Eu gostei do de Guanghzou na china porque se você voa China Southern eles oferecem hotel de graça caso vc tenha uma dessas conexões de 16 horas. Mas o aeroporto em sim não é desse nível de Cingapura haha

    • Gusti 25/02/2014 at 04:22 #

      Ó Felipe, sério? Bom saber! No fim de março vou para Guanghzou, mas vou de balaio mesmo. 😛

  3. Lucas 21/02/2014 at 23:56 #

    Chique demais! Qualquer um deve se sentir um VIP nesse aeroporto ai! … enquanto aqui, nas Américas, tenho as vezes impressão de ser um criminoso com tantas medidas de segurança e guardas rabugentos sem educação que a gente encontra… mas quem dera mais aeroportos fossem quinem esse ai!

    • Gusti 22/02/2014 at 00:58 #

      Chique mesmo Lucas! E como as passagens aéreas aqui são tão baratas, se bobear vale a pena comprar uma só para entrar na área de segurança e passar alguns dias… hehehe

  4. Paula 21/02/2014 at 22:17 #

    Que sonho!!!!!!quem sabe a Infraero não anima fazer um estágio em Changi???????

    • Gusti 21/02/2014 at 22:40 #

      Deveria né Paula!? Mas eles não fazem isso tudo de graça pq são bonzinhos. Isso tudo para atrair voos e incentivar cias aéreas a trazer ainda mais passageiros para poderem gastar nos shoppings e no país. Isso é investimento! Bjs

  5. Thiago 21/02/2014 at 16:59 #

    sensacional!!!!!!!!!!!

  6. Ulisses Gabry 21/02/2014 at 10:27 #

    Será que uns dias os aeroportos brasileiros chegaram pelo menos no TOP 10 no ranking de melhores aeroportos do mundo? 🙁
    A esperança é a ultima que morre neh… kkkkk

    • Gusti 21/02/2014 at 15:42 #

      Ulisses, é difícil viu. Nossos aeroportos são uma vergonha!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Viajar o mundo não é mais uma aventura - Estevam Pelo Mundo - 15/10/2015

    […] esteve tão focado na sua falta de sorte, nos próximos passos do seu novo planejamento e até nas inacreditáveis atrações do melhor aeroporto do mundo que você não percebeu o viajante ao seu lado que também perdeu o voo e estava querendo fazer […]

Me diga o que achou, deixe um comentário abaixo: