Onde estou agora: EUA

Top

Recursos

Uma seleção de sites, ferramentas, livros e filmes que ajudam e inspiram a viajar:

 

Passagens Aéreas:

Depois de pesquisar os preços usando as ferramentas abaixo, nunca deixe de comprar direto no site das linhas aéreas, para você não pagar taxas extras!

Itasoftware: É um site apenas de consulta, mantido atualmente pelo google. Para quem é flexível, esse é o melhor site que conheço. Você pode deixar datas e a duração da sua viagem em aberto para deixar o site procurar pelos melhores preços possíveis. Ele intercala diversas linhas aéreas para que você tenha a opção de comprar diferentes segmentos com diferentes empresas. (O que não recomendo para vagaMundos de primeira viagem).

Kayak: Excelente também para procurar por passagens no mundo todo, mas principalmente nos Estados Unidos. Te deixa procurar com flexibilidade nas datas.

Skyscanner: Meu preferido! Simplesmente porque você pode deixar seu destino em aberto e ele procura pelos países mais baratos.

Vayama: Tem uma interface bacana, mas tem a mesma ideia dos outros.

Priceline: Te deixa dar o seu próprio preço! Tenho amigos que usaram nos EUA e economizaram muito dinheiro. A dica é tentar dar um preço de 20% a 30% mais barato do que você encontrou. Se o seu preço não for aceito você tem que mudar pelo menos um item da sua busca, como data ou aeroporto de origem ou destino.

Decolar: O mais usado do Brasil. Busca pelos melhores preços nacionais e internacionais. Ele é um pouco limitado porque não te da flexibilidade na busca. Se um voo no dia seguinte estiver 80% mais barato do que na data que você colocou, você só fica sabendo se fizer a busca de novo com uma nova data.

Submarino Viagens: Outra opção de busca parecido com o decolar.com

Melhores Destinos: Excelente fonte de ofertas de passagens aéreas. Recomendo se cadastrar para receber as promoções no seu e-mail.

Ryanair: Site obrigatório para achar passagens a partir de 1 libra na Europa. Aconselho a ver o mapa no site deles para saber onde eles voam. As vezes compensa viajar algumas cidades para pegar um voo barato para ir para o seu próximo país/destino. Leia sempre as regras para o muito barato não sair caro e não se esqueça de fazer o check in on line e imprimir antes de ir para o aeroporto!

Hospedagem:

Airbnb: Conecta donos de casas, dispostos a alugar uma casa inteira ou apenas um quarto, para viajantes do mundo inteiro. Você pode acabar fazendo amizade com o dono da casa e se sentir como um “local”. É importante ler com cuidado as referências. Confira todas as nossas dicas nesse postGanhe R$80 de crédito se você se cadastrar usando esse link. Se você se hospedar ou alugar seu espaço eu acabo ganhando também! 🙂

Booking.com: Um dos que eu mais tenho usado recentemente para buscar preços não só de hotéis mas também de apartamentos, vilas, guest houses e pousadas. A melhor parte é quando posso fazer a reserva sem pagar nada e sem penalidade em caso de cancelamento.

Housesitting: Se hospede de graça em troca de tomar conta da casa de alguém que esteja viajando. Leia todas as minhas dicas nesse post. Use esse link para se inscrever por 20% de desconto no Trusted House Sitters.

HostelWorld: Tem um banco de dados cobrindo a maioria dos albergues do mundo. Eu sempre uso para consultar preços e ler as referências, mas na hora de reservar eu procuro ou ligo para o albergue (hostel) que interessei.

CouchSurfing: É o meu preferido porque você não só fica de graça, mas conecta e faz amizades no mundo inteiro. Confira todas as minhas dicas aqui!

Priceline: Te deixa dar o lance do seu próprio preço para hotel também.

Trip Advisor: Além de hotéis, inclui pousadas e alojamentos econômicos no mundo inteiro.

Work Away: Ganhe hospedagem (e as vezes comida) pelo seu trabalho! As opções são várias: Albergues, casas de família, fazendas, instituições filantrópicas. E os trabalhos mais variados ainda, como, levar um cachorro para passear ou restaurar um castelo abandonado.

Hoteltonight: Aplicativo que busca pelos melhores preços quando estiver procurando por um hotel no mesmo dia. Os maiores descontos você encontra depois das 15h do dia que você quiser se hospedar. Use esse cupom e ganhe U$25 de desconto: gjunqueira

Worldpackers: Troque hospedagem, comida e se bobear até um dinheiro extra em troca de poucas horas trabalhando em um hostel por exemplo.

Blogs que eu recomendo:

Fatos e fotos de Viagem: Muito bem escrito e com ótimas fotografias, Arnaldo Interata sabe muito bem envolver o leitor em suas inúmeras histórias de viagem pelo mundo.

Viaggiando: Camila Navarro é uma mineira que ama viagens e escreve muito bem sobre elas, mas o que chamou mesmo minha atenção foi o seu projeto: “A volta ao mundo em 198 livros”. Ela está lendo um livro de cada país do mundo e os compartilhando com os seus leitores. Agora eu já sei de onde vou tirar ideias de leitura para os próximos destinos.

 Outros recursos úteis:

Uber: Nas principais cidades do mundo o Uber tem provado ser uma excelente amigo de qualquer viajante. Se você ainda não tem Uber, use meu coupon para ganhar uma corrida de até U$15 de graça: UBERVAGAMUNDAGEM – Ou se inscreva através desse link. Até quando eu tive a chance de me decepcionar com o Uber, acabei me impressionando!

Seguro de viagem: SquareMouth! Depois de uma pesquisa intensa na internet e buscando por conselhos de amigos no meio acabei chegando à esse site que compara preços de dezenas de seguradoras qualificadas que possuem ótimas referências. Infelizmente não está disponível em português, mas se você tiver comandos básicos do inglês é uma forma fácil de economizar muito dinheiro e viajar com tranquilidade.

Quanto Custa Viajar: Um site que traz preços médios de uma viagem em várias cidades do mundo. Embora os preços mostrados estão bem acima do que gastamos nas viagens, é uma excelente ferramenta para se ter uma ideia boa dos preços das atrações, transporte, comida e hospedagem.

Go Abroad: Encontre várias oportunidades de trabalho e serviço voluntário pelo mundo

Portal do Viajante do Itamaraty: Fiquei surpreso quando naveguei por aqui e vi esse novo site com várias informações atualizadas, principalmente sobre vistos para cada país. Só espero que o mantenham atualizado!

Central de Caronas: Centro de oferta e busca de caronas pelo Brasil.

Rome 2 Rio: Quer saber como viajar de uma cidade para outra? Rome2Rio encontra as mais diversas opções e preços de viagem ligando uma cidade a outra. Seja de barco, trem, alugando um carro ou de avião. E de quebra ainda te fala a quantidade de gás carbônico que você vai gastar e te da opções para compensar a natureza!

Numbeo: Compare o custo de vida entre dois países. Esteja preparado para os gastos na sua viagem. Explore o site e compare ainda mais itens, como qualidade de vida, poluição e violência.

Cruise Sheet: Encontra as viagens de cruzeiros mais baratas em todo o mundo

Euro Lines: Empresa de ônibus para a maioria dos países europeus. Passe para mais de 50 cidades a partir de 185 Euros!

Rail Europe: Agência que vende passagens de trem em toda a Europa, inclusive o famoso passe Eurorail que pode valer a pena se você tiver menos de 26 anos. (Deixo claro que mesmo com o passe, não é uma das formas mais baratas de viajar por lá)

Orange Ways: Viaje entre países da Europa Oriental de ônibus por 10 Euros ou menos. Tente viajar de noite e ainda economize na hospedagem!

Seat 61: Excelente ferramenta para quem gosta de andar de trem. Te da rotas, preços, dicas e condições em trens do mundo inteiro, até para nossa única rota do Brasil.

Livros e filmes que (abrangem sua consciência de mundo e) inspiram a viajar:

Livros:

A Arte de Viajar – Alain de Botton

O Caçador de Pipas – Khaled Hosseini

Vagabonding – Rolf Potts

A Harmonia do Mundo – Marcelo Gleiser (História/física)

A Menina que Roubava Livros – Marcus Zusak (2ª Guerra)

Na Natureza SelvagemJon Krakauer (México,Canadá, EUA- Alasca)

Diários de MotocicletaErnesto Che Guevara (Américas)

East of the Mountains – David Guterson (Estado de Washington, EUA)

Terceira Xícara de Chá – Greg Morteson, David Oliver Relin (Paquistão, Afeganistão)

Vento, Areia, EstrelasAntoine de Saint- Exupéry

O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint- Exupéry

Uma breve História do Mundo – Geoffre Brainly

Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas Robert M. Pirsig (EUA)

O AlquimistaPaulo Coelho

Sidharta – Herman Hesse

The Voluntourist – Ken Budd

O Livro Negro – Orpahn Pamuk (Turquia)

Tuareg – Alberto Vazquez Figueroa

Papillon – Henry Charriere

 

Se você tiver mais dicas para compartilhar, ou alguma dúvida, comente abaixo!

20 Comentários à Recursos

  1. Paulo de Oliveira Carvalho Neto 21/02/2017 at 17:12 #

    Prezado, me tire uma dúvida.

    Caso eu receba um bilhete cortesia como forma paliativa por conta de cancelamento de voo, segundo consta eu tenho 1 (um) ano para realizar nova marcação de data para o devido uso, contudo, o voo em si também deverá ser dentro desse ano corrente ou pode ser após esse prazo?

    Atenciosamente.

    • Gusti 18/03/2017 at 08:44 #

      Acredito que esse seja o prazo de marcação apenas… Consulte direito o que diz as regras da sua linha aérea!

  2. Giovanna 17/01/2017 at 01:40 #

    Oi Gustavo! Acabei de conhecer o Vagamundagem e já tô super curiosa pra ler tudo daqui. E tenho uma dúvida e sugestão: Já leu algum livro do Keroauc? (On the Road é o mais conhecido). Se não leu, super indico!

    Beijos!

    • Gusti 18/03/2017 at 08:35 #

      Sim já li Giovanna! Tenho opiniões divergentes mas acho que isso é um assunto pra um outro post! Li também vagabundos iluminados do mesmo autor

  3. Morgana 20/07/2016 at 13:01 #

    Olá Gustavo! Tudo bom contigo?

    Muito prazer, meu nome é Morgana, e desde recentemente, sou uma fã sua! Nem sei muito bem como começar esse comentário, ou como lhe dizer tudo o que gostaria de dizer. Mas vou tentar o meu melhor, e espero conseguir transmitir um pouquinho do que se passa atualmente pela minha cabeça…

    Há dois meses vim para os Estados Unidos, para ser babá de das duas filhas do meu primo que mora aqui. Em troca, a mulher dele (também brasileira) prometeu me ajudar no processo para uma bolsa se estudos na universidade americana na qual ela estudou. Planejei essa viagem por quase três anos, trabalhando para juntar o dinheiro necessário e vendo a minha viagem ser adiada por uma série de fatores. E quando o processo foi finalmente finalizado, eu idealizei que, mesmo trabalhando, eu teria a oportunidade de viajar e conhecer lugares diferentes e também passear bastante, que é o que mais gosto de fazer.

    Infelizmente, não está sendo bem assim, e para piorar, estou sofrendo constantemente.

    Recentemente, procurando (e parcialmente me torturando, por não poder fazer isso e não estar vivenciando uma boa experiência) por blogs de viagens, esbarrei no seu. E simplesmente me apaixonei. Fiquei me imaginando no seu lugar, fazendo todas as coisas incríveis que você tem feito, experienciado o mundo com liberdade, algo que me foi tirado aqui.

    Não sei se este seria o lugar certo para me abrir, mas senti que poderia o fazer contigo, como se tu fosse um amigo antigo a quem eu pudesse desabafar. Parabéns por transmitir isso aos seus leitores, pois, como me sinto constantemente sozinha, poder ver em ti “um amigo” (mesmo que tu nem sabia que eu existia, hahaha) já é de grande ajuda.

    Imagino que tu seja ocupado, constantemente em movimento, vivendo a vida. E, talvez, não só não tenha tempo mas não queira escutar sobre a triste história de uma garota qualquer. Mas gostaria de dizer que ouvir uma resposta sua seria ótimo! Procurei por um e-mail seu no blog para que pudesse enviar uma história mais detalhada por lá, mas não encontrei. Portanto, como devemos fornecer o e-mail para escrever um comentário, gostaria que, se for de seu interesse, pudéssemos nos comunicar.

    Seria ótimo ouvir a sua história e, talvez, encontrar alguma luz na minha situação. Tudo o que eu gostaria é de ter esperanças novamente.

    Muito obrigada por ouvir o meu desabafo. Sou muito grata a ti, o “pouco” já ajuda muito.

    Te desejo todo o sucesso do mundo Gustavo…

    De uma nova fã,
    Morgana 🙂

    • Gusti 26/07/2016 at 11:13 #

      Oi Morgana!

      Vou te enviar um e-mail! Obrigado por escrever!

      Gustavo

  4. Igor Bueno 27/12/2015 at 18:14 #

    Opa, Gustavo tudo bom? Gostaria de saber como você aprendeu inglês, foi viajando? Qual país mais em conta para um adolescente de 18 anos aprender inglês? Obrigado

    • Gusti 12/06/2016 at 16:28 #

      Oi Igor, eu estudei muito antes de começar a viajar, mas aprendi verdadeiramente na prática mesmo! País mais em conta… Uhm o mais em conta é conseguir um visto de trabalho e poder fazer dinhiero enquanto você pratica seu inglês! Se estiver em uma universidade procure por intercâmbios do tipo work and travel!

  5. Lisandry 10/11/2015 at 16:48 #

    ta precisando de uma parceira ? kkkkkk

  6. Elisa 05/11/2014 at 01:41 #

    Adorei seu blog e suas dicas.

    Ficou feliz de saber que existe pessoas de tanta coragem como vc.
    Sempre tive vontade de ser assim como vc, mas ainda me falata a coragem!

    att
    Elisa

    • Gusti 05/11/2014 at 12:37 #

      Olá Elisa,

      Bem vinda ao vagamundagem! Quanto mais informação você buscar e adquirir no começo mais você se vê ganhando “coragem”, aos poucos você descobre que o mundo lá (ou aqui) fora não é tão perigoso quanto você pensava. Volte sempre!

  7. Liana 12/03/2014 at 00:12 #

    Nossa Gustavo, os links que estão em “Outros recursos úteis” vão me ajudar demais! : )
    Estou preparando minha lua de mel para a Itália e ainda não tinha atentado para algumas coisas como, por exemplo, a maneira como deveríamos proceder ao desembarcar lá.
    Obrigada!!

    • Gusti 12/03/2014 at 06:52 #

      Oi Liana,

      Que bom! E se vc se deparar com outros que não estão na lista, me avisa para eu colocar lá também! Seja bem vinda ao blog e volte sempre!

      Beijos,

  8. Lucas 06/03/2014 at 23:49 #

    Gusti, gostaria de saber como você lida com meios de comunicação, principalmente quando você fica em lugares mais remotos por um período mais longo, como por uns dois ou três meses… por acaso você se limita ao uso de redes wifi, ou você tem algum outro método, como por exemplo, cartões SIM locais e você compra crédito? Valeu por todas as informações e um abraço!

    • Gusti 09/03/2014 at 05:40 #

      Lucas,

      Boa pergunta! Na maioria das vezes eu me limito por rede wifi e essa semana que passou foi um grande exemplo da minha frustração e dos limites que isso me impõe. Viajar com pouca grana têm essas limitações e uma coisa que eu não posso contar sempre é com wifi. Na última segunda por exemplo, de mochila nas costas e pronto para pegar um ônibus, eu passei a tarde inteira num mc donalds em Kuala Lumpur tentando conexão para comprar uma passagem aérea e descobrir para onde eu iria naquele mesmo dia. Acabei indo para o interior e a rede wifi mais próxima ficava a 15 minutos de caminhada de onde eu me hospedei. Se eu fico mais de um ou dois meses no mesmo lugar aí não tem jeito, eu logo compro um SIM card. Mas já estou me arrependendo de não ter comprado um logo quando cheguei aqui na Malásia. (Custa U$10…) Um abraço!

  9. Lucas 01/02/2014 at 20:12 #

    Procurando no Google, encontrei vários sites europeus de carona onde o custo acaba ficando mais barato indo de um país pra outro do que usando onibus, trem ou avião… um deles chama carpooling.eu e no site fala que é o maior da Europa, se é realmente bom eu não sei… por acaso você já ouviu falar dele ou de algum sistema de caronas não só na Europa mas também em outros lugares que você tenha ido?

    Parabéns pelo site, muito informativo! Continue assim!

    • Gusti 02/02/2014 at 12:52 #

      Lucas,

      Carona na Europa é o melhor meio de transporte na minha opinião! Vc economiza dinheiro e faz amizades (e se tiver afim ainda aprende uma língua diferente) Eu já usei o couchsurfing para achar uma na Itália e outra no Canadá e usei algumas vezes o http://www.mitfahrgelegenheit.de/ na Alemanha. Esse é bem conhecido por lá e da pra ir pra todo canto na Alemanha, mas o meu mínimo de alemão foi útil para conseguir as caronas, apesar de que muita gente fala inglês lá. Eu não conheço o carpooling, vou pesquisar! Muito obrigado pela sugestão!!

      Abraço!

      • Lucas 02/02/2014 at 17:43 #

        Quanta coincidência! Esse site alemão é exatamente o carpooling.eu, só que a versão “.de” dele! Deve ser verdade então o que o site fala sobre ele ser popular…

        • Gusti 03/02/2014 at 11:55 #

          Uai, então deve ser que eles expandiram para a Europa… Muito bom saber!

Me diga o que achou, deixe um comentário abaixo: