Onde estou agora: Nova Zelândia

Top

A origem do dia dos pais no Brasil

Hoje é dia dos pais, certo? Um dia feito para celebrar todos os papais do mundo. Será mesmo? Claro que não. Só no Brasil.

E só no Brasil mesmo! Após uma rápida consulta no google, descobri que o dia dos pais nasceu, por coincidência, aqui onde estou, no Estado de Washington, na cidade que sobrevoei alguns dias atrás, Spokane. Aqui nos EUA por motivos comerciais escolheram o terceiro domingo de Junho para a data. No Brasil, por motivos não mais nobres escolheram em agosto. O Wikipédia ainda vai mais longe afirmando que: “No país a implementação da data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal”. Peraí, Roberto Marinho? Até aqui tem dedo das Organizações Globo? Não sei se é verdade, mas fica a dica para refletirmos sobre a origem de nossas crenças e culturas.
Seria fácil dizer que meu pai não precisa de um dia especial, porque ele merece ser homenageado todos os dias do ano. Mas como eu falho nessa tarefa, ainda bem que, bem, inventaram o dia dos pais! Esse é um dos dias que tenho uma tarefa um pouco complicada. Tenho que, de alguma forma, expressar o óbvio: Que eu amo meu pai. E agora estando longe pela segunda vez nessa data, escrever (com palavras diferentes) é quase a única forma de fazê-lo. Claro que a internet hoje em dia ajuda muito a aproximar quem está longe, mas digamos que meu pai não é muito, cibernético. E claro, nada substitui um abraço de verdade (coisa que só fui valorizar estando longe, como sempre). Mas se hoje não posso abraça-lo, é tudo culpa dele! Ele é o responsável principal por eu não estar tão perto…
O maior presente que um filho pode receber de um pai é o ensinamento. E o meu caprichou bastante nesse presente. Ele me ensinou valores, que sem eles eu nunca poderia estar fazendo o que eu tenho feito. Nem poderia estar onde estou hoje, me preparando para essa grande viagem. Ta vendo? Culpa sua, Wilian Oliveira Junqueira!
Muito obrigado pai, pelo seu exemplo batalhador, de caráter, disciplina, humildade e pelo amor, que mesmo quando longe, mantém nossa família unida.
E parabéns a todos os outros pais!

, ,

8 Comentários à A origem do dia dos pais no Brasil

  1. SOLANGE 10/02/2014 at 22:50 #

    Muito gratificante e verdadeiro relembrar tudo isto!!

    • Gusti 11/02/2014 at 07:47 #

      Tirando do baú, né? haha

  2. Gustavo Junqueira 23/08/2011 at 03:26 #

    😉 Forks e Spokane estão no mesmo estado, mas em extremos opostos, calculo que deve ser uns 600 km de distância uma da outra (mas não vamos tirar o orgulho da sua amiga né?) Spokane eu já passei de carro e sobrevoando, nunca parei pra poder tirar fotos, mas se eu tiver a oportunidade de novo, vou lembrar de vc…

  3. Marias 22/08/2011 at 05:29 #

    Muito linda sua gratidao/homenagem ao seu pai! Tambem li o post dele, em blog proprio 🙂
    *
    Tenho uma colega de trabalho que nasceu em Spokane; ela sente muito orgulho da cidade ser “vizinha” dos vampiros do Twilight!

    Posta fotos de Spokane vai; ainda nao tive a oportunidade de visita-la …

    Eleonora

  4. LuZica 17/08/2011 at 23:45 #

    Gust que gracinha vc pitiquinho! Mesma carinha de agora!

  5. solange 16/08/2011 at 15:25 #

    Gustavo,como sempre nos surpreendendo, mesmo de tão longe consegue nos fazer chorar.Assino em baixo tudo que disse,somos uma família maravilhosa,assim como seu pai.
    Parabéns pelas palavras tão bem colocadas.
    bjosssss

  6. thiagopopó 16/08/2011 at 08:58 #

    Parabéns pelo post Gust, muito bom…

    Mas como se pode notar na primeira foto eu sou o mais bonito como sempre…. hahahaha

    Abração mano… saudades de você!! vem logo nesse teco teco pra cá!!!

Me diga o que achou, deixe um comentário abaixo: